Canavieiras: Técnicos do INEMA e IBAMA realizam visita no município

Fonte: ASCOM - PMC
09/11/2022 às 13h48

Nesta terça-feira (08/11), técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), realizaram uma visita técnica a Canavieiras para averiguar o surgimento de resíduos de óleo na faixa litorânea do município.

Acompanhados dos técnicos da secretaria municipal de agricultura, meio ambiente e pesca, Lavínia Fróes e Jackson, e do chefe de limpeza pública, Ronei oliveira, os agentes Rodrigo Stolze e Bruna Tanure (INEMA), Norma e Aurelino Neto (IBAMA), percorreram um trecho da praia da Costa para verificar a situação atual em relação aos resíduos.

Nos últimos dias, alguns fragmentos foram encontrados na praia e, imediatamente, uma força-tarefa foi montada para realizar a remoção do material, acondicionar em local adequado e encaminhar para a análise dos órgãos responsáveis. De acordo com os técnicos municipais, a quantidade de óleo que até o momento chegou a nossa costa, não representa riscos para os banhistas, mas o monitoramento precisa ser constante.Durante a vista, os técnicos se informaram a respeito das dificuldades da equipe local para remoção dos fragmentos e também vistoriou o local onde o óleo está sendo armazenado.

O município tem como obrigação a remoção do material coletado, já o estado possui o compromisso de recolher e dar destino aos resíduos encontrados. Ainda de acordo com as informações, uma logística está sendo montada para o transporte desse material. Foi realizado ainda, o registro fotográfico do material encontrado na praia.